segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Sobrevivendo na faculdade!

fonte da imagem
Olá pessoal! Sei que to demorando pra responder e postar coisas novas, mas é que a situação ta feia. Muito calor mesmoooooo... E isso me desanima muito! Sem contar que amanhã começam as aulas, ou seja, não vou ser 100% frequente aqui. Mas hoje o post é dedicado aqueles que me perguntaram o que levar no primeiro dia de aula na faculdade, o que fazer, como lidar com notas, horários, professores... Gente, vocês não estão indo para outro planeta... É apenas mais uma fase da sua vida, ok? Só que claro, com mais responsabilidades. E a imagem? Pois é ... Sentimento de todos pelo fim das férias.

- OMG!! Como me arrumar para o primeiro dia na faculdade? 
Gente, no primeiro dia de aula na faculdade eu fui DIVINA. Mas gente, isso não dura muito ok? Depois de 1 mês, eu comecei a reparar e as pessoas costumam ir "normais". Como assim "NORMAIS"? Simples: Básico. Roupa confortável, uma maquiagem MEGA LEVE e a maioria das pessoas ali estão com cara de SONO. Eu vou básica amanhã, ja sei como é o "esquema". Eu penso assim: Estou indo para ESTUDAR e não impressionar as pessoas. Claro que ir todo desajeitado as pessoas vão olhar, você vai acabar se sentindo mal e excluído, não estou dizendo que não é pra se arrumar, só estou dizendo que não adianta ir pra faculdade como quem ta indo para uma festa. Maquiagem? Leve... Roupa? A que faz você se sentir bonita e confortável. Calçado? O mesmo critério da roupa... Na verdade, a melhor dica é: Seja você mesmo!

- O que levar na bolsa/mochila?
Primeiro pense no que é necessário. Caderno, canetas, lápis, borracha, régua, calculadora e etc. Se caso você é daquelas que não anda sem batom, rímel e etc... Deixe pra colocar isso por ultimo!! Digamos que não é o mais importante. É uma boa sempre ter na sua mochila um guarda chuva e uma blusinha leve de frio, já que você corre sérios riscos de ter um ar condicionado ligado na sala de aula há horas a ponto de deixar a sala mais fria que o inverno de NY. Além desses itens que citei, eu levo post-it, bloquinho de notas e pen drive. Por que esses itens? Post-it: Eu esqueço sempre as datas mais importantes como, provas e trabalhos para serem entregues, então eu uso o post-it como um aviso. Eu sempre colo perto do computador (certeza que vou olhar o computador todos os dias) ou na capa do caderno. Bloquinho de notas: Essa dica é especialmente dedicada para as pessoas que vão em laboratórios de química, microbiologia e etc. Não é uma boa você colocar caderno em cima da bancada onde serão realizados os experimentos e o caderno ocupa muito mais espaço que um bloquinho de notas. O bloquinho é o famoso quebra galho para as seguintes situações: Você não esta com o caderno por perto ou não tem uma mesa/local para apoiar o caderno. Pen drive: Não preciso explicar. Apenas leve. Vai usar e muito!

- Sou muito tímida e agora?
Primeiro: RELAXA! Eu também ja fui MUITOOOOOO TÍMIDA. E hoje eu sou super "cara de pau". Apresentei muitos trabalhos e nem morri por isso. Mas é o seguinte: Vai ter que perder a timidez. Por quê? 1- Você precisa conhecer gente nova, fazer amizade com seus colegas de sala e principalmente, seria uma boa conhecer os veteranos. Eles sempre tem dicas VALIOSAS. 2- Seminários. Alguns são individuais e sim, você vai ter que tagarelar na frente de todos. Uma dica pra enfrentar isso? Treine bastante na frente do espelho, tagarele bastante sobre um tema interessante na frente dos seus pais, grave um vídeo seu falando sobre um determinado assunto... Não precisa postar no youtube (dã), é apenas pra você treinar e perceber o que tem pra melhorar. E aceite desafios... Aceite ser a "porta voz" do grupo. E claro, estude muito o assunto. Pois quando você domina o assunto, você se sente mais segura pra falar sobre ele. Não adianta só "decorar sua parte do trabalho". Saiba tudo! Pois tem muito professor fdp que vai perceber quem sabe e quem não sabe, com certeza ele vai apontar e fazer uma pergunta para o que NÃO SABE. Como sei disso? Já fui a pessoa "que não sabe sobre o tema e só decorou a parte dela" e sim, o professor perguntou diretamente pra mim. Minha reação:

- "Ah, relaxem, eu consigo os pontos depois"
Nunca, jamais repita isso. Repito: NUNCA! Não, você não vai conseguir os pontos depois :) . Na faculdade que eu estudo a média é 60 pontos (era né... Boatos que esse ano vai ser 70. #oremos), quem chegar a 100 pontos ou na média: Parabéns. Menos de 60? Só lamento por você. E a maioria que não conseguiu chegar nos benditos 60 pontos falou a seguinte frase nos primeiros meses de aula: Relaxa, eu consigo me recuperar nas provas finais! ;) NUNCA DEIXEM de fazer um trabalho por valer poucos pontos ou por preguiça, VOCÊ VAI PRECISAR DESSES PONTOS. Repito: PRECISAR! VOCÊ VAI PRECISAR! As provas finais são realmente o inferno na Terra... Muita coisa pra estudar, uma baita pressão e sim, você vai se descontrolar. Até mesmo o meu namorado que é MUITO NERD, fica um pouco inseguro com as provas finais. Então, segue essa dica: Entregue todos os trabalhos, faça todas atividades... Não interessa se vale só 2 PONTOS. Faça! E não falte muito. Não falte jamais em aulas que os professores podem dar "atividades surpresas";

- Cuidado com as datas, trabalhos em grupo e principalmente: ANOTE TUDO
Assim que o professor estabelecer datas de entregas de trabalhos, provas, seminários... Organize-se imediatamente kkkk. Nada de deixar pra ultima hora! O futuro a Deus pertence e não adianta querer prever se "tal semana de NOVEMBRO ~sendo que você esta nos primeiros meses de aula~ vai estar de boa". Não deixe pra amanhã o que você pode fazer hoje! Trabalho em grupo é sempre uma coisa complicada. É inevitável ter briga e tudo mais, mas tem que escolher um grupo onde todos saibam das suas obrigações. Escolha um grupo que você sabe que não vai te dar dores de cabeça. Como? Nas primeiras semanas fique de olho naqueles que são os "nerds" da sala ou os mais "dedicados". Que sempre perguntam as coisas pro professor e aqueles que sempre querem ajudar algum colega que não esta entendendo nada da matéria. Junte-se a eles! E claro, nunca os deixe na mão. Se um grupo bacana te aceita, faça valer a pena. E quanto ao fato anotar tudo... SIM, anote! "Ah Karol, esqueci todas canetas e lápis em casa". SE VIRA! Anote no bloco de notas do celular, anote com giz, sangue KKKK grave o professor falando. Quando estiver nas provas finais, seu cérebro não vai lembrar do que o professor falou meses atrás no dia que você esqueceu seus materiais em casa. 

- PERGUNTE TUDO ao professor. Sugue até sua alma se for preciso.
O meu maior erro foi ter voltado para casa com algumas dúvidas. Não faça isso! Não entendeu? Pergunte! O professor esta ali pra isso. Ensinar e esclarecer suas duvidas no assunto. Não se sinta mal por ter perguntado, não tenha medo do que o outro vai pensar por você ter levantado a mão. Tenho certeza que muitos ali estão com a mesma dúvida que você e só estavam esperando alguém pra perguntar. Ou seja, se você criar coragem e tirar sua dúvida... Parabéns! Esclareceu sua dúvida e de mais 6 alunos tímidos

Enfim, as dicas são essas... E obrigada, Sami por ajudar também!! Espero que aproveitem muito ♥ 
Beijosmil

30 comentários:

  1. Minhas aulas já voltaram e esse ano pretendo me organizar mais!

    www.rockcomluxo.com
    www.instagram.com/rockcomluxo

    ResponderExcluir
  2. adorei o post, esse gato me assustou rs , eu to esperando começar as aulas aqui , ia começar dia 27/01 mas mudou mega ansiosa !

    http://papo-deamiga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, eu aqui ja sofrendo e você só...... Depois de 14571497841742741327 anos kkk

      Excluir
  3. Adoro gato, então adorei o gato haha.Odeioooooooo aulas amiga,mais adorei as divas ufa.

    Beijinhos ♥
    Meu blog: Gabi e o mundo secreto ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. WUEWIOEUOIWUEOIWUEOIWE gatos são legais, vão dominar o mundo!
      e que bom q curtiu as dicas, fico feliz.

      Excluir
  4. Eu não estou na faculdade ainda,porém algumas dicas me ajudaram.

    Beijos

    blogdagi1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. São ótimas dicas, e isso também serve pra escola, né?
    beijos,

    www.soentreamigas15.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. serve sim! Claro, que sim. Fico feliz que tenha curtido as dicas

      Excluir
  6. É verdade, algumas servem para a escola! hehe. Já estou te seguindo.
    Beijos! http://opacheguei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Também funcionam para a escola hahaha eu estou apx pelo seu blog, já vi vários posts <3 uma fofura! ADOREI
    http://ascronicasdejulia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oooooooun Julia, sério? ♥ Fico feliz com isso

      Excluir
  8. Isso super funciona para a escola também,minhas aulas na faculdade começaram ontem e ainda tô me acostumando haha

    ResponderExcluir
  9. Isso super funciona para a escola também,minhas aulas na faculdade começaram ontem e ainda tô me acostumando haha

    ResponderExcluir
  10. Não fui pra faculdade ainda (medicina, why do you do this to meeeeee????) mas fiz técnico e era bem no estilo faculdade desde os meus 14 aninhos. Alguns dizem que foi até mais dificil. As dicas que você deu são valiosas.
    E as provas finais que são sempre superpostas? Calhava de ser pra mim assim, com tecnico e ensino médio: "Manhã: prova de helmintologia e bacteriologia. Tarde: prova de matemática, literatura e geografia" MORTA NA BR
    E achando que chegando perto dava pra estudar??? Eu segurava na mão de Deus e ia. Dei muita sorte de nunca ter me dado mal, mas ninguém deveria seguir meu exemplo. Até porque eu ia bem porque anotava até o espirro do professor.
    www.balburdia-interna.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKK até o espirro ... Tem que ser assim mesmo. E as vezes n tem jeito... É na base do "segura na mão de Deus e vai"

      Excluir
  11. Você falou do meu, mas o seu blog ta lindíssimo, adoreeei!
    Beijos e SUCESSO

    www.RayzaCidrim.com :*

    ResponderExcluir
  12. Oi Ka! Antes de tudo gostaria de dizer que seu blog é lindo e amei conhecer! :)
    Quanto ao post, eu já faço faculdade a 2 anos e meio e confesso que suas dicas são muito relevantes. E temos que enfrentar muitos desafios, já fui muito tímida e tive que enfrentar isso e hoje em dia apresento trabalhos normalmente e com tranquilidade :) Tem coisas que a gente aprende com o tempo, e as coisas que você disse são válidas! Uma outra observação é ficar atenta aos colegas, que as vezes fazem grupos com você. Sempre tem um que nunca vai fazer nada nos trabalhos e deixar tudo nas suas costas, e temos que aprender a lidar com isso também! Aguardo seu próximo post! :)
    Já estou te acompanhando, se puder, dê uma passadinha para conhecer o meu também! beijos!
    http://www.thaiscillo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É vdd Thaís... Pior é quando a gente cai de paraquedas em um grupo e depois descobre que é péssimo.. E fico feliz que tenha gostado do meu cantinho ♥

      Excluir
  13. Nossa que útil suas dicas!
    Ainda curso o terceiro ano do ensino médio, mas tenho um medo absurdo da faculdade!
    Suas dicas me ajudaram bastante, adorei!
    Beijos
    Quarta Estação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fique com medo... É só uma "segunda escola" KKK só que não vai ter professor babá, falando se pode ou não sair da sala, não vai ficar escrevendo na lousa, dando tudo mastigadinho kkkkkkk só muda a relação professores com alunos. E claro, os alunos... que vão ter de TODAS IDADES!

      Excluir
  14. Ainda bem que ainda não estou em uma kkkkk
    A-M-E-I seu blog, segui :3
    bjos
    http://a-world-of-a-rocker-girl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. kkkkkkkk gente minha reação é a desse gato sempreee kkkkkkkkkkkk amei!!
    Ainda tenho 1 ano para a facul xD
    suas dicas são ótimas
    bjs
    www.spaziodm.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a minha reação tb kkkkkk
      e que bom q curtiu as dicas

      Excluir
  16. Adorei suas dicas. É sempre bom ouvir quem já tem experiência em algo. Terminei esse ano passado meu ensino médio e logo estarei na faculdade e sempre rola alguma duvida. Obrigada pelas dicas, boa sorte na facul. Beijos ;*

    ResponderExcluir